NEWS

Acontecimentos, artigos, notícias, reportagens e muito mais.

Renovagro inaugura expansão de Unidade de Beneficiamento e Misturadora de Sementes

A Renovagro inaugurou, nesta terça-feira (30), a expansão da sua Unidade de Beneficiamento de Sementes e Seed Blend (Misturadora de Sementes), localizada no distrito de Jubaí, em Conquista (MG).

A ampliação da capacidade de produção consolida uma etapa de investimentos de mais de R$ 4,5 milhões para fortalecer o posicionamento e alcance da empresa no mercado de blends de plantas de cobertura.

Presente no mercado de regeneração de solos há mais de 10 anos, em parceria com o renomado consultor, Dr. Ademir Calegari, uma das principais referências mundiais em sementes de plantas de cobertura e manejo regenerativo dos solos, a Renovagro atua incisivamente na transformação dos solos e resultados no campo em todas as principais regiões agrícolas do país.

A saúde e a conservação do solo sempre foram prioridades para a Renovagro, que investe fortemente em pesquisa, tecnologia e inovação, explica o coordenador de projetos e operações de Plantas de Cobertura da empresa, Cristiano Bispo. “É um novo conceito de reequilíbrio físico, químico e biológico do solo com a realização do manejo sustentável, com o objetivo de manter o solo 100% coberto durante todo os meses do ano, praticando o plantio direto em plantas vivas, protegendo-o contra processos erosivos, reestruturação de solo, fixação de nutrientes e absorção do gás carbônico da atmosfera”.

Para David Ma, CEO da Renovagro, investir em sistemas de manejo sustentável para o solo é um dos principais pilares para que o Brasil continue sendo protagonista na produção de alimentos para o mundo, dentro das melhores práticas e tecnologias disponíveis para entregar uma produtividade rentável e sustentável.

“Cuidar do solo como um sistema vivo é fundamental para gerenciá-lo de maneira equilibrada, levando em consideração todos os fatores críticos de sucesso no longo prazo. A biodiversidade do sistema do solo é essencial para melhorar a qualidade da vida microbiológica, impulsionar uma melhor ciclagem de nutrientes e estruturar fisicamente o solo para que produza com mais sustentabilidade. Nossas sementes Solo Vivo visam justamente atender essa importante necessidade e essa expansão fortalece nossa capacidade de atender um mercado cada vez maior”, diz Ma.

Plantas de cobertura.  Além de proteger adequadamente o solo, as plantas de cobertura apresentam múltiplos fins, entre os quais se destacam a utilização como forrageira: pastagem ou feno / silagem, produção de grãos, sementes e, principalmente, na produção de biomassa (palha), para o sistema plantio direto.

“As plantas de cobertura são componentes fundamentais na definição de sistemas de rotação de culturas, e/ou consorciado ao milho, sorgo, ou culturas perenes, café, frutíferas, entre outros, tendo importância fundamental na melhoria do solo, com efeitos nos atributos biológicos, físicos e químicos, resultando na biodiversidade, fixação de nutrientes, aumento da matéria orgânica e diminuição da ocorrência de pragas, doenças radiculares, nematoides do solo e das plantas e, consequentemente, aumentando as produtividades das culturas. Sendo assim, teremos um solo mais vivo, mais equilibrado e muito mais produtivo”, explica Dr. Ademir Calegari.

A Renovagro oferece aos produtores um portfólio com 14 Blends de diferentes plantas de cobertura, uma tecnologia ecologicamente responsável e economicamente eficiente para manejar adequadamente o solo, que contribui para o equilíbrio das propriedades do solo e aumento do potencial produtivo dos diferentes sistemas produtivos.